Entre os dias 26 e 29 de agosto, Recife recebe o superior da Congregação Salesiana no mundo, o Pe. Pascual Chavez Villanueva. Antes de Recife, o Reitor-Mor (como é chamado) passou por Campo Grande – MS.
Pe. Chavez foi reeleito em 2008 para o cargo e é o 9º sucessor de Dom Bosco, santo fundador dos salesianos. É o segundo latino-americano a assumir o cargo. Além de superior dos salesianos, ele é presidente da União dos Superiores Gerais (das Congregações religiosas masculinas)*
Durante o seu primeiro mandato (2002-2008), o Pe. Chavez se preocupou de visitar todas as visitadorias e Inspetorias da Congregação, Inclusive a de Recife, que o recebeu durante o seu centenário, em outubro de 2002.
Na qualidade de Reitor-Mor dos Salesianos, participou da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (CELAM), celebrada em maio de 2007,
Desta vez, a vinda a Recife traz uma motivação especial: a celebração dos 150 anos da Fundação da Congregação Salesiana e com agenda cheia. Amanhã (26) ele se reunirá com os provinciais das 6 inspetorias (regiões administrativas) dos salesianos do Brasil. Já no dia 27, encontra-se com todos religiosos da Inspetoria do Nordeste do Brasil. Na sexta-feira (28) será a vez dos jovens das escolas e obras sociais conhecerem o sucessor de Dom Bosco, num evento festivo das 8h30 às 11h da manhã, no Colégio Salesiano Recife**. No sábado (29) é o dia da Jornada de Espiritualidade Salesiana, onde jovens e educadores das diversas presenças (paróquias, obras sociais, escolas) e membros da Família Salesiana se reunião para um dia inteiro com missa, palestras e apresentações culturais.
A Nossa congregação te acolhe seja bem-vindo!
ResponderExcluirUma correção: Pe. Pascual Chávez não é o primeiro latino-americano a ser Reitor-Mor. O primeiro foi o Pe. Juan Edmundo Vecchi, falecido em 2002. Ele nasceu na Argentina. Abraços. Alessandro Faleiro Marques.
ResponderExcluirobrigada Alessandro. corrigido!
ResponderExcluir