Publicado em 27.08.2009, às 07h46
Do Jornal do Commercio
Missa concelebrada na Igreja da Sé, Cidade Alta de Olinda, marca o décimo aniversário de morte do arcebispo emérito de Olinda e Recife dom Helder Camara, às 19h desta quinta-feira (27). A cerimônia, no mesmo local onde o religioso foi enterrado, em agosto de 1999, é conduzida pelo presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), dom Raimundo Damasceno.
Participam da missa integrantes da Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padres, seminaristas e admiradores da doutrina de dom Helder. O arcebispo emérito, que teria completado um século de vida em 7 de fevereiro último, morreu aos 90 anos, dia 27 de agosto, de parada cardiorrespiratória.
Nomeado arcebispo de Olinda e Recife aos 55 anos, dom Helder assumiu a arquidiocese em 1964 e ocupou o cargo até completar a idade máxima permitida pelas leis da Igreja, 75 anos. Na década de 90, lançou a campanha Ano 2000 sem Miséria, para marcar a chegada do século 21 e do terceiro milênio sem pessoas passando fome.
A celebração é organizada pela CNBB Nordeste 2 e pelo Instituto Dom Helder Camara (Idhec). Além do presidente do Celam, o Recife recebe, até amanhã, a visita do padre Pascual Chavez Villanueva, superior da Congregação Salesiana no mundo. Ele celebrará os 150 anos da fundação da entidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário